Secretaria Municipal de Saúde: gestão competente rende prêmios
O Prêmio APS Forte busca experiências que promovam a melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de saúde. Continue lendo e saiba como seu município pode participar dessa iniciativa.
O que é Atenção Primária em Saúde
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o nível de atenção à saúde em que a pessoa e sua família têm o primeiro contato com o sistema de saúde, de forma contínua, global e coordenada que se proporciona à população sem distinção de gênero, doença ou sistema orgânico.
Sendo um conjunto de ações individuais, familiares e coletivas, a APS envolve as seguintes iniciativas na gestão da saúde:
- Promoção
- Prevenção
- Proteção
- Diagnóstico
- Tratamento
- Reabilitação
- Redução de danos
- Cuidados paliativos
- Vigilância em saúde
A iniciativa é desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.
O que é Prêmio APS Forte
O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS, por meio da Estratégia de Saúde Universal, entendem que a atenção primária à saúde (APS) deve ser tratada como prioridade na agenda de cooperação.
A premiação busca experiências que promovam a melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de saúde. O objetivo é identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da APS.
Em 2022 a premiação teve a terceira edição e os vencedores ganharam uma viagem internacional. Nesta edição, o Ministério da Saúde recebeu mais de 1,1 mil projetos e iniciativas de profissionais de saúde e gestores de todo Brasil.
Depois de várias etapas, 12 finalistas, de temáticas diferentes, foram selecionados e participaram da premiação. A partir desses relatos e projetos, o objetivo foi promover a troca de experiências e usar os melhores exemplos como políticas que podem ser expandidas para outros locais.
Prêmio APS Forte 2022
De acordo com o Portal Agência Brasil, a divulgação dos vencedores do Prêmio APS Forte 2022 marcou também o Dia Mundial da Saúde. A data é comemorada em 7 de abril, quando foi criada a Organização Mundial da Saúde no ano de 1948. Em 2022, o tema da mobilização foi “Nosso planeta, nossa saúde”.
Um dos vencedores foi o projeto Intermediadores Culturais, de Porto Alegre. Na capital gaúcha, imigrantes foram convidados para atuar como mediadores com o objetivo de auxiliar não somente na tradução para facilitar o diálogo entre equipes de saúde e estrangeiros como para funcionar como apoiadores na compreensão das diferentes culturas e no diálogo entre as pessoas.
Outro vencedor foi o município de Vitória. A capital capixaba desenvolveu uma iniciativa para garantir atenção integral a idosos em instituições de longa permanência.
Jaboatão dos Guararapes (PE) levou também um prêmio com o projeto Conviver Mais. A iniciativa incluiu, no plano municipal, ações de incentivo a atividades físicas regulares em espaços públicos durante a pandemia.
A cidade pernambucana de Vitória de Santo Antão foi contemplada com prêmio por um programa que ampliou saúde de moradores de comunidades rurais. As equipes realizaram mapeamento de territórios e das necessidades para buscar formas de resposta a essas.
LEIA +
Inovação na APS Forte
Há um conjunto de evidências que demonstram que para a garantia da sua sustentabilidade, os sistemas de saúde necessitam ter uma APS forte e resolutiva. Estudos mostram que, quanto mais eficiente a atenção primária, maior será a eficiência da atenção especializada.
Em épocas de crise financeira e busca por maior eficiência no gasto público, a APS também demonstra ser a estratégia mais viável por seu custo-efetividade, estando associada a melhores resultados de saúde em países de baixa e média renda, seja nas dimensões da efetividade, como na equidade ou na eficiência com custos compatíveis do cuidado.
O caminho para qualificar o SUS no Brasil é, indiscutivelmente, o fortalecimento da APS. Só a efetivação dessa estratégia de saúde é capaz de ampliar a capacidade de resolver problemas e ter atenção efetiva pela saúde da população.
Mais informações sobre APS Forte no Portal APSREDES.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.