Vacinas Produzidas no Brasil: A Importâcia do Instituto Bio-Manguinhos/Fiocruz

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) é a unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável por pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, kits para diagnóstico e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. O Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) do Instituto, um dos maiores centros de produção da América Latina, instalado no campus da Fiocruz, garante a autossuficiência em vacinas essenciais para o calendário básico de imunização do Ministério da Saúde (MS).

História do do Bio-Manguinhos

Fundado em 1976, Bio-Manguinhos tem atuação destacada no cenário internacional, não só pela exportação do excedente de sua produção para mais de 70 países, através das agências das Nações Unidas. Desde 2001, a vacina febre amarela do Instituto é pré-qualificada junto à Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser fornecida a outras nações.

A história de Bio-Manguinhos está estreitamente ligada a da Fundação Oswaldo Cruz, por ser uma das suas unidades técnico-científicas. A Fiocruz nasceu como Instituto Soroterápico Federal, em 1900, passando a se chamar Instituto Oswaldo Cruz posteriormente, antes de receber o atual nome. Localizada em Manguinhos, no Rio de Janeiro, atende às demandas nacionais no campo da saúde pública.

Bio-Manguinhos tem grande responsabilidade nesse objetivo, uma vez que é a unidade voltada à promoção, ao desenvolvimento e à produção de imunobiológicos de interesse para a população brasileira. Nos links à direita, você conhece mais da história de Bio. Fatos marcantes como a descoberta de vacinas, a construção de um complexo industrial, assinaturas de grandes acordos de cooperação, dentre outros, construíram a trajetória da unidade.

As iniciativas conjuntas não se restringem ao fornecimento de vacinas para os programas de imunização internacionais, englobam também intercâmbio de experiências e informações, eventos técnico-científicos, parcerias e cooperação.

Bio-Manguinhos, muito além da produção de imunobiológicos

O investimento contínuo na cadeia de inovação e em desenvolvimento tecnológico é outra marca do Instituto, assim como o domínio de tecnologias de ponta e avançados processos de produção. Parcerias com outras instituições públicas e privadas garantem acordos de transferência de tecnologia e de desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a evolução dos projetos do Instituto. O cumprimento dos requerimentos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) assim como a certificação de qualidade de seus laboratórios fazem do Instituto um importante agente para a melhoria da saúde pública do país.

Com a crescente modernização de seu parque industrial, o número de vacinas entregue para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do MS aumenta anualmente. Em 2021, Bio-Manguinhos forneceu mais de 233 milhões de doses de vacinas. Foram entregues 5,4 milhões de frascos/seringas de biofármacos e 26,5 milhões de kits para diagnóstico. Os produtos de Bio-Manguinhos garantem à população brasileira acesso gratuito a imunobiológicos de alta tecnologia e contribuem com a garantia da autossuficiência nacional em imunobiológicos.

Publicidade

Para atender às necessidades da saúde da população brasileira, Bio-Manguinhos investe no desenvolvimento e produção de vacinas, reativos para diagnóstico e biofármacos de qualidade assegurada. Bio-Manguinhos é parte integrante do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação em saúde, que envolve o Ministério da Saúde, unidades da Fiocruz, universidades, institutos de pesquisa, laboratórios públicos e privados e outros Ministérios.

O papel estratégico do Instituto nesse sistema caracteriza-se pelo constante investimento na introdução de novos produtos por desenvolvimento interno e alianças estratégicas para atender às demandas de saúde pública.

LEIA +

Parceria Bio-Manguinhos/Fiocruz e Chembio Diagnostics

Depois de quase 20 anos de parceria com o Ministério da Saúde, atuando como fornecedora de testes diagnósticos e na transferência de tecnologia para a Bio-Manguinhos/Fiocruz, a multinacional Chembio Diagnostics inaugurou sua primeira sede no Brasil.

Agora em terras brasileiras, a empresa ampliou os negócios e vai aumentar a oferta de seus testes líderes para os mercados estadual, municipal, privado e farmacêutico, alavancando a testagem rápida no Brasil.

Por conta do relacionamento estabelecido com a Fundação Oswaldo Cruz, a Chembio Diagnostics desenvolveu testes rápidos para doenças tropicais tipicamente brasileiras como a dengue. Saiba mais sobre a Chembio Brazil AQUI.