Dia Mundial da AIDS: do surgimento em 1981 a 2022

O dia 1° de dezembro é, internacionalmente definido, como dia Mundial de Combate à Aids ou Dia Mundial de Luta Contra a Sida. É uma data para incentivar as pessoas a se unirem globalmente para eliminar as disparidades e desigualdades que criam barreiras a testagem de HIV, prevenção e acesso aos cuidados.

Em 2022 a UNAIDS – entidade ligada as Nações Unidas, chamou a atenção para o fato de que a resposta global ao HIV e à Aids está em perigo – há um aumento de novas infecções por HIV e de mortes em decorrência da Aids em diversos países e regiões do mundo. No Brasil dados públicos indicam que novas infecções pelo HIV têm crescido entre a população jovem, entre 15 e 24 anos.

A OMS – Organização Mundial de Saúde e a OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, recomendam o autoteste de HIV como estratégia chave para atingir as metas assinadas pelos Estados Membros das Nações Unidas de que 90% das pessoas com HIV conheçam sua condição. O autoteste, no qual as pessoas coletam suas próprias amostras e as testam, aumenta a autonomia do usuário, descentraliza os serviços de HIV e cria uma demanda para o teste de HIV entre as pessoas que não foram alcançadas por outros serviços.

Nossa luta neste Dezembro Vermelho é para ampliar e democratizar a autotestagem para que mais brasileiros conheçam seu estado sorológico para HIV e, desta forma, apoiar a meta da ONU de acabar com a pandemia de Aids como uma ameaça global à saúde pública até 2030. É possível e nós acreditamos.

Sobre o Dia Mundial da AIDS:

Tema 2022

Cada Dia Mundial da AIDS se concentra em um tema específico. O de 2022 é: “Equidade já”. O tema deste ano é um chamado para que cada pessoa, organização, instituição e governos se sintam encorajadas a se contrapor às desigualdades sociais que são uma barreira aos avanços para acabar com a AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

Como começou o Dia Mundial da AIDS

Fundada em 1988, esta data foi o primeiro dia internacional para a saúde global. Cada ano, agências da ONU, governos e sociedade civil se unem para fazer campanhas em torno de temas específicos relacionados ao HIV, com atividades de conscientização e mobilização para arrecadação de fundos ao redor do mundo.

Publicidade

A fita vermelha  é símbolo universal de conscientização, apoio e solidariedade com as pessoas que vivem com HIV e uma forte simbologia para que este grupo de pessoas se façam ouvidas sobre questões importantes sobre suas vidas.

Importância da celebração do 1º de dezembro

Os eventos destacam a situação atual da epidemia. O Dia Mundial da AIDS permanece tão relevante hoje como sempre foi, lembrando às pessoas e aos governos que o HIV não desapareceu. Ainda há uma necessidade crítica de aumentar financiamento para a resposta à AIDS, para aumentar a consciência do impacto do HIV na vida das pessoas, para acabar com o estigma e a discriminação e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV.

Tema atual do Dia Mundial da AIDS:

2022: Equidade Já


Fonte: UNAIDS Brasil

Por: Chembio Diagnostics  Brazil 
Acesse nosso site e conheça tudo sobre nossos autotestes e testes para Arboviroses
Sure Check® é um autoteteste para HIV produzido no Brasil pela Chembio Diagnostics, compre online.