Arboviroses na América Latina: prevenção e cuidados
Existem centenas de vírus, mas nem todos podem causar arboviroses. Um arbovírus deve ser capaz de viver em um vetor, ser transmitido por picada e depois se multiplicar e causar doenças em humanos. Muitos arbovírus existem em mamíferos ou aves. Quando um inseto pica um desses mamíferos ou pássaros, o inseto se infecta e transmite a doença aos humanos.
Quais são os sintomas das Arboviroses?
A maioria das doenças arbovirais tem sintomas semelhantes. Os sintomas geralmente aparecem alguns dias a duas semanas após a picada de um mosquito ou carrapato infectado.
A maioria dessas doenças começa com febre, diarreia, vômito e dores no corpo. Você também pode notar uma erupção na pele. Dengue e febre amarela também podem causar sangramento.
Quando fazer o teste de doenças arbovirais?
O teste de detecção de doenças arbovirais deve ser realizado no surgimento de sintomas sugestivos de uma infecção por arbovírus. Além dos sintomas citados acima, é importante ter atenção à dores nas articulações associada a viagens para uma área geográfica onde há ocorrência de casos de Arboviroses.
Como prevenir o arbovírus?
O engajamento da população em ações preventivas é um dos principais objetivos das políticas de controle de vetores, visto que a maioria dos criadouros está localizada em domicílios e terrenos baldios e casas abandonadas.
Esse engajamento tem sido estimulado e apoiado pela publicidade na mídia de massa, o uso de aplicativos de relatórios de reprodução e educação ambiental por visitas domiciliares realizadas por profissionais de saúde. Infelizmente, nos centros urbanos, essas visitas muitas vezes não ocorrem porque os moradores não estão em suas casas ou não permitem a entrada de profissionais de saúde para fiscalização e orientação sobre controle de vetores por medo da violência.
Nesse contexto, a implementação de intervenções nas escolas utilizando plataformas digitais para dispositivos móveis pode ser uma poderosa ferramenta para a promoção do engajamento da população em ações preventivas para arboviroses, e isso pode ser direcionado pelos serviços de vigilância entomológica.
A Organização Mundial da Saúde tem recomendado fundamentar as intervenções educativas nas teorias de mudança de comportamento, considerando o crescimento das evidências de sua eficácia em nível individual, comunitário e populacional.
Mesmo pequenas mudanças nos comportamentos humanos podem ter efeitos substanciais nos resultados de saúde da população.
LEIA +
- Cursos gratuitos para prefeitos: Inscreva-se já
- O que são Arboviroses: conhecimento é prevenção
- Secretaria Municipal de Saúde: Gestão de competente rende prêmios, conheça
Produtos Chembio, uma chancela de segurança para exames
A Chembio é uma empresa líder em diagnóstico point-of-care focada na detecção e diagnóstico de doenças infecciosas. A plataforma de tecnologia DPP patenteada da empresa, que usa uma pequena gota de sangue da ponta do dedo, fornece resultados de alta qualidade e custo-benefício.
Os produtos da Chembio são vendidos globalmente, diretamente e por meio de distribuidores, para hospitais e clínicas, consultórios médicos, laboratórios clínicos, organizações de saúde pública, agências governamentais e consumidores.
Agora em terras brasileiras, a empresa ampliou os negócios e vai aumentar a oferta de seus testes líderes para os mercados estadual, municipal, privado e farmacêutico, alavancando a testagem rápida no Brasil.
Por conta do relacionamento estabelecido com a Fundação Oswaldo Cruz, a Chembio Diagnostics desenvolveu testes rápidos para doenças tropicais tipicamente brasileiras como a dengue. Saiba mais sobre a Chembio Brazil AQUI.